PUBLICAÇÕES PROFESSORA

ANNA CARLA MARIZ

Arquivologia_ temas centrais em uma abor

 2020- Livro Digital

Arquivologia: temas centrais em uma abordagem introdutória

Organizadores: Anna Carla Almeida Mariz, Thayron Rodrigues Rangel

Com interesse em difundir a área, este livro expõe os temas centrais da arquivologia em uma linguagem acessível, visando a um público de iniciantes e também de curiosos que queiram se informar sobre o assunto. Trata-se de um contato inicial, que pode ser usado em salas de aula para apresentar temas importantes aos ingressantes dos cursos de graduação, ou ainda a leigos que almejam conhecer o campo arquivístico ou nele tenham interesses ou afinidades.

Como citar:

MARIZ, Anna Carla Almeida; RANGEL, Thayron Rodrigues (Org.). Arquivologia: temas centrais em uma abordagem introdutória. Rio de Janeiro: Ed. FGV, 2020. 

Livro Digital

A Informação na Internet

 2012- FGV Editora

A INFORMAÇÃO NA INTERNET: ARQUIVOS PÚBLICOS BRASILEIROS

Ao ampliar as possibilidades de difusão da informação, a internet confere maior visibilidade institucional e social às instituições arquivísticas. Ao mesmo tempo, a disponibilização dos acervos na rede redefine os direitos civis e políticos do cidadão, além de permitir uma maior efetividade governamental.
Este livro oferece-nos o mapa dos novos territórios e desafios para a arquivologia e reflete sobre como a internet pode reposicionar as instituições arquivísticas como espaços públicos de acesso e legitimação.
Para os arquivistas e os demais profissionais da área de informação, o livro representa - sem o caráter prescritivo dos manuais e similares - um passo além no conhecimento sobre nossos arquivos públicos.

Como citar:

MARIZ, Anna Carla Almeida. A informação na internet: Arquivos públicos brasileiros. Rio de Janeiro:

FGV, 2012.  

Arquivos Fotográficos.JPG

2018 -Córdoba: Redes

Arquivos Fotográficos: Reflexões sobre sua abordagem arquivística

As comunicações reunidas nesta obra foram apresentadas no "III Encontro de Arquivos Fotográficos", coordenado por André Malverdes (Universidade Federal do Espírito Santo - Brasil) e Anna Carla Mariz (Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro - Brasil) no âmbito do XII Congresso de Arquivologia do MERCOSUL. A compilação e edição da publicação eletrônica foi feita pelos coordenadores do Encontro e por Sofia Y. Brunero (Universidad Nacional de Córdoba - Argentina), integrante do Comitê Organizador do Congresso.

Grátis

O Correio eletrônico e o impacto na formação dos arquivos empresariais:

Estudo dos casos da Shell e do Club Mediterranée 

 1997- Dissertação de Mestrado

O trabalho foi apresentado ao programa de Pós Graduação em Memória Social da Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro (UNIRIO). O tema era extremamente inovador para a época e apesar de não ter sido publicado, foi citado em pelo menos dois livros de autores consagrados na área.

Rosely Curi Rondinelli, em seu livro Gerenciamento arquivístico de documentos eletrônicos publicado pela Ed FGV em 2002 cita a dissertação:

 

“O ano de 1997 registra o aparecimento do primeiro trabalho acadêmico envolvendo arquivologia e informática. Trata-se da dissertação da arquivista Anna Carla Almeida Mariz, apresentada no Curso de Mestrado em Memória Social e Documento, da Universidade do Rio de Janeiro, sob o título “O correio eletrônico e o impacto na formação dos arquivos empresariais: estudo dos casos da Shell e do Club Mediterranée”.” (p.35)

Ela aponta também que o segundo trabalho dessa natureza foi apresentado em 2001.

Vanderlei Batista dos Santos na versão ampliada do seu livro Gestão de documentos eletrônicos: uma visão arquivística, publicado pela Abarq em 2005, nas páginas 153 e 156 também cita a dissertação.

O trabalho não estava disponível na internet, pois o site do Programa de Pós só disponibiliza na íntegra os trabalhos posteriores a 2001.